RBS integra redações e reconhece lideranças no Jornalismo

Nova estrutura terá Marta Gleich como diretora de Jornalismo de Rádio e Jornal

Redação de Zero Hora e Diário Gaúcho - Mariana Mondini

Pensando em um modelo de produção de conteúdo mais integrado, o Grupo RBS reunirá as redações da rádio Gaúcha e dos jornais Zero Hora e Diário Gaúcho. A mudança também prevê Marta Gleich como diretora de Jornalismo de Rádio e Jornal, respondendo por Gaúcha, CBN, ZH, DG, Pioneiro e GaúchaZH. A gestora dividirá a liderança do Jornalismo da empresa com o diretor da RBS TV, Cezar Freitas. Ambos responderão à vice-presidente de Produto e Operações, Andiara Petterle.

Outros seis jornalistas assumirão novos desafios na reestruturação que se deu após a saída do então gerente de Jornalismo da Gaúcha Cyro Martins, em fevereiro deste ano. Daniel Scola será gerente-executivo da emissora, e contará com o apoio de Andressa Xavier como editora-chefe da rádio. Rafael Cechin comandará o Esporte da Gaúcha e de ZH e DG, enquanto Nilson Vargas ocupará a função recém-criada de gerente de Jornais, ficando responsável por ZH, DG e Pioneiro. Carlos Etchichury deixa de ser editor-chefe do DG para assumir o mesmo cargo agora em ZH. O jornalista também sai do comando do Grupo de Investigação (GDI), que será assumido por Dione Kuhn. Quem o substitui no Diário Gaúcho é Diego Araujo. Andreia Fontana segue no comando do Pioneiro, em Caxias do Sul.

De acordo com estudos realizados pelos gestores do Grupo RBS, o formato integrado para produção de conteúdo permite mais flexibilidade e adaptação à jornada do consumidor, além de promover um ambiente de inovação e criatividade. A proposta de mudança também surgiu após a participação de Andiara no 'Oxford Perspectives - Envisioning the Newsroom in 2020', em fevereiro deste ano, no qual discutiu com líderes de empresas de conteúdo do mundo inteiro como serão as redações do futuro.

"As estruturas são o reflexo da nossa estratégia olhando para frente: fortalecimento do jornalismo local, com profissionais de excelência produzindo conteúdo para todas as plataformas", declarou a vice-presidente de Produto e Operações. Segundo ela, o foco da empresa de mídia são "redações produzindo o melhor jornalismo para os gaúchos com processos mais contemporâneos e valorizando os nossos melhores talentos", disse.

As novidades foram apresentadas há pouco para jornalistas de Zero Hora, Diário Gaúcho e rádio Gaúcha. A partir de maio, as equipes dos três veículos passarão a ocupar o mesmo espaço físico em uma redação que será modernizada e a RBS não descarta a possibilidade de novas contratações. Essas lideranças formarão um grupo de trabalho que desenhará os processos de produção de conteúdo daqui para frente com o intuito de conduzir essa integração. 

Comentários