Reportagens sobre a biodiversidade da Mata Atlântica serão premiadas

Interessados podem se inscrever até o dia 22 de abril

Reportagens sobre regiões ou temas relacionados à biodiversidade da Mata Atlântica podem ser inscritas até o dia 22 de abril para participar de concurso. Promovido pela "Aliança para a Conservação da Mata Atlântica" - uma parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica -,  a oitava edição do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica recebe trabalhos nas categorias Impresso e Televisão. As reportagens devem ter sido publicadas ou veiculadas no período de 1° de abril de 2007 a 31 de março de 2008. O júri é formado por profissionais das áreas de comunicação e conservação ambiental, sem a participação de representantes das instituições organizadoras.


Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.premioreportagem.org.br, por email ou pelo correio. As matérias impressas devem ser enviadas em formato Word, acompanhadas do original publicado. E as reportagens de TV devem ser gravadas em DVD. O vencedor do primeiro lugar em cada uma das categorias irá participar de um evento internacional sobre jornalismo e meio ambiente. Os segundos e terceiros colocados em cada categoria receberão R$ 5.000 e R$ 2.500, respectivamente.  


Em 2007, o Prêmio teve 92 inscrições na categoria Impresso e 46 na categoria Televisão. A jornalista Miriam Leitão (em parceria com Sérgio Abranches) ficou em primeiro lugar na Categoria Impresso com a matéria "O rei da Mata Atlântica", publicada no Jornal O Globo (RJ), em agosto de 2006. E a reportagem vencedora na Categoria Televisão - "Expansão Urbana/Litora" - foi produzida por Maria Zulmira de Souza e equipe da TV Cultura e veiculada em fevereiro de 2007 no programa "Repórter Eco".   


Iniciativa da Conservação Internacional realizada em 14 países, o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade é promovido no Brasil desde 2001 pela Aliança para a Conservação da Mata Atlântica em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ), a Federação Internacional de Jornalismo Ambiental (IFEJ) e a Fundação Biodiversidade da Espanha.

Comentários