Repórter de ZH é vencedor no Prêmio Estácio de Jornalismo

Agraciado na categoria Impresso Regional, José Luís Costa recebeu prêmio em Rio de Janeiro

Nesta semana, o repórter de Zero Hora José Luís Costa, que integra o time do Grupo de Investigação (GDI), recebeu o Prêmio Estácio de Jornalismo na categoria Impresso Regional, por meio do especial Da fraude ao império: a história do homem da faculdade de papel. Na cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, o profissional foi o único representante gaúcho entre os vencedores das nove categorias, que podem ser conferidos pelo link.

A reportagem denuncia o advogado Faustino da Rosa Junior, acusado por falsificar diplomas universitários. O texto, publicado em março deste ano, iniciou a partir de um e-mail enviado por um leitor, alertando sobre as irregularidades da instituição em questão, o Grupo Educacional Facinepe.

José Luís passou dois meses apurando informações, estudando a legislação do ensino superior do Brasil e colhendo dados com órgãos como o Ministério Público e a Justiça do Paraná. "Tem de ser paciente e insistente, não podendo desistir diante de eventual adversidade. Quanto maior o esforço, maior a chance de construir uma boa reportagem", enfatizou o repórter.

O jornalista, que se formou pela Unisinos em 1996, trabalha no jornal ZH há 19 anos. Desde o tempo de graduação, especializou-se em coberturas policiais e, atualmente, coleciona mais de 10 premiações na área.

Comentários