Representantes da Fenaj e dos sindicatos estão em Brasília

Dia foi de reunião com o presidente do Senado e conversa com os senadores

Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e dos sindicatos de jornalistas cumprem agenda de contatos políticos nesta quarta e quinta-feira em Brasília. O objetivo é agilizar a tramitação para aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que restituem a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.
As atividades tiveram início nesta manhã, às 11h30, em uma audiência com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP). Às 14h o grupo reuniu-se com deputados e senadores para discutir a votação das PECs 33/2009 e 386/2009. "O dia foi bem produtivo. O presidente do Senado se mostrou disposto a colocar a pauta em votação. Também conversamos com outros senadores na busca de um entendimento entre os partidos para a votação das propostas", disse a Coletiva.net Milton Simas, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul.
O presidente da Fenaj, Celso Schröder, registrou uma boa adesão dos parlamentares durante o corpo a corpo realizado pelos integrantes da caravana durante a tarde. O grupo também se reuniu com o deputado Paulo Pimenta, autor de uma das PECs, e com Rebeca Garcia, da comissão da Frente Parlamentar. Nesta quinta-feira, 24, às 11h, o grupo tem uma audiência agendada com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS). "Amanhã esperamos contar com o apoio de representantes das faculdades de Jornalismo de Brasília, também convidados para a reunião", comentou Schröder.
Além do presidente da Fenaj e do vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado, integram a caravana representantes dos sindicatos de Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Maranhão, Município do Rio de Janeiro, e São Paulo. Os diretores da Fenaj, Maria José Braga, Guto Camargo, Suzana Blass, Antonio Paulo, Deborah Lima e José Carlos Torve também estão no grupo. No sábado, 26, o Conselho de Representantes dos sindicatos reúne-se com os dirigentes da federação para discutir, entre outros assuntos, o fortalecimento da campanha em defesa do diploma e a preparação das mobilizações para o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril.
Imagem

Comentários