Representantes dos Sindicatos de Jornalistas reúnem-se em Brasília

Pauta do encontro, que ocorre neste sábado, engloba temas como eleições para a Fenaj e a sindicalização de não-diplomados

O Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), composto por integrante de cada um dos 31 Sindicatos de Jornalistas filiados à Federação, reúne-se em Brasília neste sábado, 27. Estarão em pauta questões como a prestação de contas, calendário para eleição da próxima direção da entidade e a proposição de sindicalização de não-diplomados.
O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul - que contesta decisão judicial obrigando-o a sindicalizar e emitir carteira profissional para dois não-diplomados - realizou consulta a seus associados, que foram questionados via correio eletrônico. O presidente do Sindicato, José Nunes, informou a Coletiva.net que ainda não tem uma apuração final dos votos, mas que, até ontem, 90% dos votantes posicionaram-se pela não-sindicalização. "Eu não esperava outra resposta da categoria. Isso mostra que os profissionais gaúchos estão em sintonia com a visão do Sindicato", disse, ressaltando que essa será sua bandeira no encontro deste sábado. Os Sindicatos dos Jornalistas de São Paulo e de Santa Catarina já se manifestaram favoráveis a sindicalização. Outros Sindicatos, como os do Espírito Santo e o do Amazonas, definiram suas posições contrárias em assembleias gerais da categoria.
Outro tema de debate na reunião será a campanha em defesa da regulamentação profissional para os jornalistas. É grande a expectativa em torno das Propostas de Emenda Constitucional que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado prevendo o retorno da obrigatoriedade da exigência do diploma de curso universitário de Jornalismo para o exercício da profissão. Haverá, ainda, uma mobilização pela instalação da Comissão Especial da Câmara que analisará a PEC 386/09 e definições de atividades para o dia 7 de abril, Dia do Jornalista.

Comentários