Sedac abre inscrições para Prêmio Iecine

Interessados podem se inscrever até 16 de maio

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Iecine de curta-Metragem, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A principal novidade desta 11ª edição é que cinco projetos serão selecionados, no lugar dos três da edição anterior. Dentre os selecionados, pelo menos um deverá ser de diretor e empresa produtora do interior do Estado. Cada projeto vai receber R$ 80 mil, num total de R$ 400 mil.


O edital do 11º Prêmio Iecine determina que os projetos deverão ser inéditos, na bitola 35mm, com duração de até 15 minutos e nas categorias ficção, animação ou documentário. O período de inscrição vai até 16 de maio, na sede do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), que fica na Av. Borges de Medeiros, n.º 1501, 19° andar, em Porto Alegre, das 10h às 17h. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no local e no site www.cultura.rs.gov.br


O valor do prêmio é liberado à medida  que os realizadores cumprem os cronogramas dos seus projetos, processo que ainda está em curso em relação à décima edição do prêmio. 


Desde a primeira edição, em 1986, o Prêmio Iecine já contemplou cerca de 40 projetos e se tornou uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e a visibilidade do cinema gaúcho. Além de financiar projetos de nomes como Jorge Furtado, hoje um dos cineastas mais importantes do País, o prêmio também deu espaço para diretores estreantes, o que foi essencial para inovar e renovar a linguagem do cinema feito no Sul.

Comentários