Sindicato chama categoria para votar nas eleições

Até esta quinta-feira, cinco urnas itinerantes percorrem veículos, assessorias e órgãos públicos

Com o processo eleitoral em pleno andamento, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul convoca a categoria para votar na nova diretoria da entidade e, em paralelo, na nova gestão da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Até esta quinta-feira, 18, há uma urna fixa na sede do sindicato, além de uma unidade transitando por cidades como Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo e Santa Maria e mais cinco itinerantes na Capital. Essas estão sendo levadas por um grupo de 10 mesários às redações, assessorias, entidades e órgãos públicos - os mesmos profissionais, identificados com crachás da entidade, também disponibilizam a urna para o pleito nacional, que é realizado em cédulas diferentes. Podem votar os jornalistas associados ao SindiJors que estejam em dia com suas mensalidades.
Conforme o presidente da Comissão Eleitoral, Ercy Torma, explicou ao Coletiva.net, a urna que fica no sindicato permanece recebendo eleitores até as 18h de hoje, sendo que amanhã, quinta-feira, o horário será estendido até as 20h. "É importante que todos os nossos sócios compareçam, para que possamos eleger quem nos representará daqui pra frente. Convidamos a todos os jornalistas para que completem esse quórum, que é sempre tão expressivo aqui no Estado", convocou Ercy.
No total, 540 profissionais estão aptos a votar, e o primeiro dia de votação fechou com 77 votos. O número necessário para que a eleição seja válida é de 162, considerando que os jornalistas aposentados, apesar de poderem exercer o direito, não contabilizam no número mínimo. Após o encerramento da votação, a Comissão Eleitoral se torna Comissão de Apuração, para fazer o levantamento de votos e demais ações relacionadas ao pleito. O resultado deverá aparecer no final da noite desta quinta-feira, mas a divulgação deverá ser feita apenas a partir de sexta-feira, 19.
No Rio Grande do Sul, a eleição é realizada com chapa única, encabeçada pelo jornalista Milton Simas. Na Fenaj, concorrem o gaúcho e atual presidente, Celso Schröder, pela chapa 1, e Pedro Pomar, do Rio de Janeiro, pela chapa 2.

Comentários