Sindicato chama jornalistas para manifestação

Ato busca chamar a atenção para causas relacionadas à categoria

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado está convocando a categoria para uma manifestação nesta quinta-feira, 11. A passeata sairá às 14h da Praça da Matriz e seguirá até o Largo Glênio Peres. O ato é uma forma de defender a profissão e chamar a atenção para causas relacionadas à categoria. Para aqueles que não puderem participar do ato público, a entidade orienta a vestir roupa preta nesse dia ou cruzar os braços por um ou dois minutos durante o trabalho, como forma de mostrar indignação.
"Seguimos com a luta da PEC do Diploma, que no próximo dia 17 completa quatro anos, após uma decisão retrógrada de Gilmar Mendes e seus asseclas. Saímos às ruas na época, e agora temos vários motivos para voltar a público - a PEC, o acordo coletivo, a democratização da Comunicação, entre outros tantos", lembra o presidente do sindicato, José Nunes. Há dois meses, os jornalistas aguardam uma definição sobre a negociação coletiva - cuja pauta de reivindicações foi encaminhada às entidades patronais no início de maio. A data-base da categoria é 1º de junho.
A proposta salarial levada aos sindicatos patronais foi de um piso unificado para o Estado, no valor de R$ 2.824,92, com vigência a partir de 1º de junho deste ano. A partir de 1º de dezembro, o piso passaria a ser de R$ 4.068, tendo como referência o piso nacional da categoria. Conforme o Sindicato dos Jornalistas, o valor foi indicado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos (Diesee). 

Comentários