Sindicato dos Jornalistas aciona campanha salarial 2011

‘Aumento Real para Todos!’ é a palavra de ordem

Desde a assembleia que realizou em sua sede na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul desencadeou a Campanha Salarial de 2011. A categoria aprovou o piso único de R$ 1.600 e ficou definido que em 2011 todos os jornalistas devem ter aumento real. Os associados também debateram e votaram cláusulas sociais, incentivos à formação, licença-maternidade de 180 dias e direitos a casais com união homoafetiva, entre outros itens.
A ação deste ano, que tem como slogan ?Aumento Real para Todos!?, foca os lucros das empresas de comunicação. A iniciativa destaca que nada mais justo de que a categoria dos jornalistas possa ter reconhecido seu esforço e dedicação. A pauta será finalizada e entregue ao sindicato patronal até o final deste mês - a data-base dos jornalistas é 1º de junho. "Vamos à mesa de negociação para buscar conquistas aos jornalistas. Não vamos aceitar nenhum tipo de redução", anunciou o vice-presidente Milton Simas.
Na assembleia, realizada no dia 20, os funcionários das emissoras de televisão do Grupo RBS apresentaram proposta de redução da carga horária de oito para sete horas diárias, aprovada por unanimidade. Agora o sindicato encaminhará o pedido à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), antiga DRT. Atualmente, os funcionários das televisões cumprem jornada de oito horas ao dia, com uma hora de intervalo.
Conforme o presidente do sindicato, José Maria Rodrigues Nunes, a participação da categoria será fundamental para buscar os avanços tão desejados. Nunes destacou que a entidade voltará, depois de alguns anos, a colocar uma campanha salarial na rua. "Queremos chamar a atenção não só da categoria, mas de toda a sociedade, para as dificuldades que temos na hora de negociar os nossos salários. Somos a única categoria que não aparece nos tradicionais veículos de comunicação. Está provado que teve um crescimento em todo setor de comunicação, por isso está mais do que na hora de dividir com quem realmente está trabalhando por esse crescimento", declarou.
Imagem

Comentários