Sindicato dos Jornalistas debate "O Negro na Mídia"

Seminário Estadual está programado para realizar-se em setembro

div>Está programado para 17 de setembro, às 18h30, o 2º Seminário Estadual o Negro na Mídia - a Invisibilidade da Cor. O encontro é uma promoção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, através do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, e será realizado no auditório da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), na Avenida Borges de Medeiros, 915. As inscrições podem ser efetuadas pelo e-mail [email protected].  

A temática escolhida para esta edição, 'Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação', quer proporcionar aos jornalistas, universitários e público em geral uma reflexão sobre as diferenças étnico-raciais, práticas de discriminação e racismo, a identidade e autoestima da população negra brasileira.  

O seminário será uma ferramenta que possibilitará aos interessados usufruir de informações detalhadas sobre a população afro-brasileira, tais como mercado de trabalho, escolarização, habitação, saúde, mulheres e juventude.

O encontro vai debater os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE onde os autodeclarados negros atingem o índice de 6,3% e os pardos, 43,2% da população brasileira, ou seja, 80 milhões de brasileiros. 

A pauta das questões étnicas raciais é uma discussão permanente entre os associados do Sindicato. As apresentações de teses pela entidade em Congressos da categoria com abordagem e reflexões relacionadas à população afro-brasileira têm sido um instrumento de sensibilização para os jornalistas no enfrentamento da discriminação racial.

Comentários