Sindicato dos Jornalistas fecha ano com reconhecimento da ARI

Entidade recebe Prêmio Antônio Gonzalez, pela luta em defesa do diploma

O Sindicato dos Jornalistas do Estado encerra o ano com o reconhecimento da Associação Riograndese de Imprensa (ARI). Nesta segunda-feira, 14, durante a entrega do Prêmio ARI de Jornalismo, na Assembleia Legislativa, a entidade receberá o Prêmio Antonio Gonzalez, pela Defesa do Diploma de Jornalismo. "Apesar de ter sido um ano difícil, 2009 vai terminar bem. Estamos muito otimistas e, em 2010, vamos continuar trabalhando duro pela categoria. Temos que ter orgulho de sermos jornalistas", disse o presidente do sindicato, jornalista José Nunes.

"O ano foi de muita luta e manifestação pela retomada do diploma de Jornalismo", afirmou ele a Coletiva.net, referindo-se às iniciativas para tentar anular a decisão do Supremo Tribunal Federal, de 17 de junho deste ano, de derrubar a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. A entidade, em conjunto com os demais sindicatos do país e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), imediatamente após a decisão do Supremo, iniciou uma série de manifestações e debates sobre o assunto.

Houve uma intensa atividade em prol da aprovação das Propostas de Emenda Constitucional (PEC), que tramitam na Câmara de Deputados e no Senado requerendo a retomada do diploma. As PECs foram aprovadas em plenário e aguardam votação. "Fizemos um excelente trabalho de corpo a corpo junto aos deputados e senadores para sinalizar a importância do diploma para o exercício da profissão", destacou Nunes.

Entre outras atividades lideradas pelo sindicato em 2009, está a formação do Núcleo de Estudantes da entidade. "Conseguimos trazer um bom número de alunos para dentro do sindicato", comemorou o presidente. Outro tópico de destaque foi a participação na Conferência Estadual de Comunicação, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de outubro, antecedendo a Conferência Nacional, que inicia esta noite em Brasília e segue até o dia 17.

Comentários