Sindicato dos Jornalistas lamenta fim de O Sul no impresso

Entidade acompanha movimentações na empresa, apesar de garantia de que não haverá demissões

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) vê com cautela o encerramento da edição impressa do jornal O Sul, da Rede Pampa. O veículo trouxe em sua primeira página nesta quarta-feira, 8, o anúncio de que está migrando para a internet, com a justificativa de que os custos industriais aumentaram "vertiginosamente", sem que a receita publicitária acompanhasse o acréscimo. "O sindicato lamenta a decisão da empresa e espera que isso não se reflita no encerramento de mais postos de trabalho", declarou o presidente do SindJors, Milton Simas, ao Coletiva.net.
Segundo Simas, o sindicato foi comunicado das mudanças através da delegada sindical Laura Santos Rocha. Ainda nesta manhã, o SindJors entrou em contato com o gerente de Recursos Humanos de O Sul, Edgar Martinez. "Ele nos garantiu que, na área editorial, nada muda", relatou o presidente. Mesmo assim, a entidade está atenta à movimentação de profissionais na empresa.
Nos primeiros meses deste ano, 69 desligamentos de jornalistas (42 demissões e 27 pedidos de dispensa) foram registrados no sindicato. De acordo com Simas, 29 deles ocorreram em veículos do Grupo RBS e cerca de 15, na Bandeirantes. Já 2014 encerrou com um saldo de 134 desligamentos de jornalistas, sendo 55 pedidos e 79 demissões.
O editorial que estampa a capa de O Sul na edição de hoje assegura que a forma de levar seu conteúdo ao leitor é a única alteração. "O mesmo padrão de apresentação do noticiário diário, os mesmos colunistas, as reportagens diárias, as fotos mais significativas, a abordagem peculiar dos assuntos do momento. Tudo continua igual para quem é apreciador de O Sul", registra o jornal.
O sindicato também divulgou nota sobre o caso. Confira abaixo:


Nota do SindJors sobre o fim da circulação do jornal O Sul 


O Sindicato dos jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul manifesta seu descontentamento com a notícia que atingiu o setor de comunicação do nosso Estado na manhã desta quarta-feira, dia 8 de abril. O jornal O Sul, em circulação há 13 anos, anunciou em um editorial que encerra suas atividades com o jornalismo impresso, mantendo, a partir de agora, apenas a versão digital da publicação diária.
A notícia que sucedeu o Dia do Jornalista preocupa a diretoria da entidade ao perceber a arbitrariedade da decisão, tomada sem conhecimento prévio dos funcionários do grupo. O presidente do SindJors, Milton Simas, em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa e obteve a garantia de que os profissionais da área de Jornalismo não serão afetados com a decisão.
O Sindicato dos Jornalistas RS se coloca à disposição dos colegas do jornal O Sul e reitera que segue acompanhando o caso para que os profissionais não saiam prejudicados.

Leia também:
O Sul deixa a versão impressa e fica só no online

Comentários