Sindicato dos Jornalistas propõe silêncio nas redações

Ação integra as atividades programadas para esta quinta-feira, data que marca um ano da derrubada do diploma

Em nota divulgada no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, o presidente José Nunes pede que dentro das redações os profissionais se manifestem com 40 minutos de silêncio, nesta quinta-feira, 17. A data marca um ano da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela derrubada da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. 'Sei que é um desafio, mas seria importante marcar essa data com uma manifestação simbólica como essa'', disse a Coletiva.net. Outro pedido é para que os profissionais usem preto, como manifesto de luto. 
A data foi denominada como 'Dia Nacional de Luta pela aprovação das Propostas de Emenda Constitucional' (PECs). A capital do Rio de Janeiro sediará a principal manifestação da Campanha em Defesa do Diploma. Assim, nesta quinta-feira, 17, às 10h, diretores da Fenaj, de Sindicatos de Jornalistas e entidades apoiadoras do movimento realizam manifestação em frente à Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A manifestação antecede a reunião agendada com diretores da entidade. 
No Estado, Passo Fundo foi a cidade escolhida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul para centralizar o 'Ato Nacional pela volta do Diploma', ação sugerida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Os acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF) e profissionais da região realizam mobilização às 10h, desta quinta-feira, 17, na Praça Marechal Floriano, em frente à Catedral da cidade. As atividades serão coordenadas pelo segundo vice-presidente do sindicato, Jorge Correa. 
"Escolhemos Passo Fundo como uma maneira de valorizar os profissionais que atuam no interior do Estado", explicou a Coletiva.net o presidente do Sindicato, José Nunes. Na visão dele, os jornalistas de municípios do Interior são os mais atingidos com a decisão, uma vez que a fiscalização sempre foi mais difícil em regiões fora da Capital. 
Confira no site da Fenaj as manifestações programadas para os demais estados do país. 
Leia também em Coletiva.net 
Fenaj promove Ato Nacional pela volta do diploma

Comentários