Sindicato dos Jornalistas visita as redações na próxima semana

Ação marca a passagem do Dia Nacional do Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realiza na próxima quarta-feira, 7, Dia Nacional do Jornalista, uma visita às redações. O objetivo é mobilizar as categorias pela luta em prol da exigência do diploma. "A ideia é iniciar as ações agora e só finalizar em agosto, durante o Congresso Nacional de Comunicação", explicou a Coletiva.net José Nunes, presidente do Sindicato.
Segundo Nunes, a entidade também está pleiteando um encontro com a governadora Yeda Crusius para pedir apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC 386/09), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS). A PEC, que restabelece a exigência de diploma de curso superior para o exercício da profissão de jornalista, aguarda votação.
A decisão foi tomada na última semana durante o Encontro do Conselho Representante da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). Reunidos em Brasília, 25 dos 31 Sindicatos filiados decidiram intensificar a luta em defesa do diploma e manter orientação da diretoria da Federação de não associar e não emitir carteiras de identidade de jornalista para não-diplomados. Ficaram definidas, ainda, a Semana Nacional de Luta da categoria para o período de 5 a 10 de abril e a eleição da nova direção da Federação para o final de julho.
As eleições para a Fenaj foram marcadas para os dias 27, 28 e 29 de julho, com posse da direção eleita no dia 4 de agosto. A Comissão que coordenará o processo eleitoral será composta pelos jornalistas Cláudio Curado (Goiás), Jorge Freitas (município do Rio de Janeiro), Amadeu Mêmulo (São Paulo), Carla Lisboa e Gésio Passos (DF) como titulares, ficando como suplentes Iran Alfaia e Beth Rita (DF).
O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas está programado para ocorrer de 18 a 22 de agosto, em Porto Alegre.
Leia também em Coletiva.net:

Representantes dos Sindicatos de Jornalistas reúnem-se em Brasília


Comentários