Sindicato e Fenaj fazem eleição por novas diretorias

A partir desta terça, urnas volantes circulam por redações e assessorias

A partir desta terça-feira, 27, e até a próxima quinta-feira, 29, será realizada a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul. Para tanto, urnas volantes começaram a circular em redações e assessorias. A votação também vale para a escolha dos novos dirigentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
No caso do sindicato gaúcho, a eleição tem chapa única e é liderada pelo atual presidente, José Nunes. As urnas estarão na sede da entidade e volantes em Porto Alegre e nas delegacias sindicais de Pelotas, Santa Maria, Caxias do Sul, Passo Fundo e Vale do Sinos. No pleito da Fenaj, concorrem dois grupos. A Chapa 1 - Virar o jogo: em defesa do Jornalismo e do Jornalista, é liderada pelo gaúcho Celso Schröder, atual vice-presidente da entidade. A Chapa 2 - Luta Fenaj tem como candidato à presidência o paulista Pedro Pomar.
O sindicato apela para que os associados não deixem de votar, "mostrando a força dos profissionais em todo o Brasil no momento em que a Câmara dos Deputados aprovou em comissão especial a PEC dos Jornalistas, que torna o diploma universitário uma exigência para o exercício da profissão". No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassara esta obrigatoriedade, depois de 40 anos de regulamentação do Jornalismo no Brasil.
Leia também em Coletiva.net:
Fenaj convoca jornalistas a participarem da eleição

Comentários