Sindicato mobilizará senadores gaúchos pela PEC 33

Iniciativa busca assegurar votação da proposta que estabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul voltará a conversar com os senadores gaúchos Ana Amélia Lemos (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS), buscando garantir a votação em agosto da PEC 33, que dispõe sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão. Segundo informou ao Coletiva.net o presidente da entidade, José Nunes, em continuidade ao trabalho já realizado em outras ocasiões, o sindicato seguirá em contato com os representantes do Estado no Senado.
No dia 7 de agosto, no retorno das atividades do Congresso, o sindicato se unirá a entidades como a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) em uma mobilização em Brasília. "Entendemos que o diploma é necessário pela questão da educação. Por isso, ao retirar a obrigatoriedade do diploma, o Supremo Tribunal Federal disse não à educação", defendeu.
Nunes lembrou ainda que no Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado entre 13 e 14 deste mês, o senador Pedro Simon reforçou sua posição favorável à PEC dos Jornalistas.

Comentários