Sindjors busca apoio de MPT contra demissões da RBS

Encontro entre entidade e órgão aconteceu na tarde de hoje

Na tarde desta quinta-feira, 21, aconteceu a reunião entre o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar das demissões praticadas pelo Grupo RBS no início do mês. A entidade pediu apoio ao órgão para que providências fossem tomadas em relação à situação.
Foram recebidos pelo procurador-chefe do MPT, Fabiano Holz Beserra, o presidente do Sindjors, Milton Simas, e o assessor jurídico da entidade, Antônio Carlos Porto. Os integrantes sindicais explicaram a Beserra que pretendem discutir com a empresa formas de mitigar algumas vantagens para minimizar o prejuízo causado aos funcionários demitidos. O procurador solicitou a apresentação de documentos com informações complementares em 48 horas. Segundo ele, hoje existe uma premissa de que a demissão coletiva deve ser precedida por uma negociação coletiva com as categorias envolvidas.
No último dia 6, o Grupo RBS demitiu 130 funcionários, sendo 40 jornalistas. O Sindjors vem desde então realizando ações para que a situação seja revertida e os funcionários desligados tenham o mínimo de prejuízo possível. Uma das medidas foi feita junto ao Governo do Estado, que apoiou a entidade e disponibilizou capacitações para os desligados.
Leia também em Coletiva.net
Sindicatos do Sul e Fenaj se unem contra dispensas na RBS
Sindicato protocola ação no MPT contra as demissões na RBS
Sindicato dos Jornalistas processará RBS por danos morais
Imagem

Comentários