Tambor da aldeia destaca violência na imprensa

Jornalistas sofrem ameaças, são agredidos e sequestrados no Brasil e no mundo

Tambor da Aldeia, o boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), destaca esta semana casos de ameaça, agressão e sequestro na imprensa nacional e internacional. Em Iguatu, no Ceará, o jornalista Vicente Batista Araújo Jr. foi raptado e sofreu agressões juntamente com outros quatro jovens. O grupo distribuía panfletos com resumos de reportagens criticando o prefeito Agenor Neto e um deputado estadual quando foi abordado por homens em um carro e uma moto.
Em Porto Velho, Rondônia, o editor Rubens Coutinho, do site noticioso TudoRondonia.com tem recebido ameaças por e-mail há cerca de duas semanas e é vítima de calúnias em um blog que o acusa de praticar uma série de crimes no Estado. O jornalista teria publicado matéria acusando o senador Acyr Gurgacz (PDT) de utilizar verba pública para pagamento do aluguel de seu escritório político na cidade de Ji-paraná.
Na editoria Pelo mundo, o jornalista Hosam Dawoud al-Egadi, da rádio Al-Aahd, de Kirkuk, no Iraque, foi seqüestrado por homens armados que o levaram para local ainda desconhecido. O jornalista teria ligado para o irmão, avisando do ocorrido, pouco depois de ter sido trancado no porta-malas de um carro por encapuzados. Na China, um jornalista da agência Reuters foi agredido após tentar investigar a fábrica da Foxconn - empresa que fabrica produtos como iPod e iPhone para a Apple.
Estas e outras notícias sobre liberdade de imprensa e expressão podem ser conferidas na página do Tambor da Aldeia, ou no programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre (RS), que apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais.  

Comentários