Túnel do Tempo

Em 16 de fevereiro de 2004, Coletiva.net noticiava: 'Diário Gaúcho agora é regional'

A chegada do Diário Gaúcho (DG) nas bancas de todas as cidades do Rio Grande do Sul é a notícia que o Túnel do Tempo relembra hoje, 11, quando faltam 12 meses para o Coletiva.net completar 20 anos como portal. O DG foi fundado em 17 de abril de 2000, pelo Grupo RBS, direcionado às classes C, D, e E, da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Com menos de quatro anos no mercado, em 16 de fevereiro de 2004, o impresso passou a circular também no interior do Estado. Hoje, prestes a completar 18 anos, o Diário Gaúcho chega a 129 cidades espalhadas por todas as regiões, conforme dados divulgados pelo Grupo RBS. Foi o primeiro periódico do Rio Grande do Sul a se posicionar como um jornal para o segmento popular.

O impresso segue com ênfase em serviços e promoções e busca fidelizar os leitores por meio de ações como o 'Junte e Ganhe' e o 'Junte e Pague'. Conforme informações da RBS, é o 7º em circulação do Brasil e o 3º jornal popular mais lido do País. Tem uma circulação média de 111.434 exemplares/dia. O DG também aposta no digital. Em 2017, por exemplo, foram 54,9 milhões de acessos ao site, em média 150.416 acessos diários. São 466 mil curtidas na fanpage no Facebook, além dos mais de 20 mil leitores cadastrados no WhatsApp da redação.

Algumas mudanças na coordenação do DG ocorreram ao longo da trajetória. Cyro Martins, que participou do processo de criação do jornal, não faz mais parte da equipe de colaboradores. Ele deixou o Grupo RBS ao anunciar a aposentadoria no início de 2018, quando estava exercendo a função de gerente de Jornalismo da Rádio Gaúcha. De acordo com o editor-executivo do Diário Gaúcho, Felipe Bortolanza, uma das alterações na coordenação foi a extinção da função de gerente-executivo, sendo o cargo máximo a função de editor-chefe, ocupada por Carlos Etchichury.

Confira a notícia na íntegra, publicada 16 de fevereiro de 2004:

Diário Gaúcho agora é regional

A partir de hoje, o Diário Gaúcho está disponível em todas as bancas do Estado. O jornal, que é o segundo em índice de leitura no Rio Grande do Sul, conforme pesquisa Ibope de 2003, está ampliando sua distribuição para se posicionar como mais uma opção de leitura para os gaúchos e aumentar seu alcance junto ao mercado publicitário. Segundo o gerente executivo do DG, Cyro Martins Filho, o jornal continuará sendo impresso em Porto Alegre, por questão de praticidade. O jornalista destaca que como foi estabelecido um horário de fechamento do jornal, que contempla de forma adequada tanto os aspectos editoriais - com a possibilidade de realizar rapidamente alterações necessárias -, quanto os aspectos de distribuição e circulação, não há motivo para o DG ser impresso também em outra região. Com a expansão, o Diário Gaúcho passa a circular nas mesmas regiões cobertas atualmente pelo jornal Zero Hora no Estado. 

Essa matéria foi produzida pelos alunos de Estágio I do Centro Universitário Metodista IPA.

Comentários