Vencedores do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo são anunciados

Profissionais de veículos gaúchos estão entre os premiados

Troféu do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo - Reprodução

Foram anunciados na noite desta segunda-feira, 11, os vencedores da 34ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo. Dentre os premiados, estão acadêmicos e profissionais de veículos gaúchos. A cerimônia de entrega dos troféus - elaborados pelo artista plástico Mario Cladera - ocorreu no auditório da OAB/RS, em Porto Alegre.

Na categoria Acadêmico, foram reconhecidos trabalhos de alunos da ESPM-SUL, da Uniritter e da Fabico, contemplados em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. No quesito Rádio, profissionais da Gaúcha Serra e da Band News de Porto Alegre conquistaram a primeira e a terceira colocação, cada uma. Em Fotografia, Diário Popular, de Pelotas, Correio do Povo e Diário Gaúcho foram premiados, e o jornal O Informativo do Vale, de Lajeado, ficou com a Menção Honrosa.

A reportagem 'Colônia Itapuã, Cidade Fantasma', da TV Record RS, ficou em segundo lugar no quesito Televisão, enquanto a Panda Filmes conquistou Menção Honrosa na categoria Documentário. Em Reportagem, Zero Hora conquistou a terceira colocação, e o Jornal do Comércio e o Diário Popular, de Pelotas, ganharam Menção Honrosa.

O tema deste ano foi 'Os direitos humanos e o combate a toda e qualquer forma de violência'. Para avaliação dos mais de 300 trabalhos inscritos, a Comissão Julgadora estabeleceu cinco critérios básicos: qualidade do texto ou da imagem, investigação original dos fatos, profundidade no tratamento da informação, abordagem de temas socialmente relevantes e valores éticos profissionais refletidos no trabalho.

A lista completa dos vencedores está disponível no site do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Comentários