Versão da hora

Com ajuda de "Robô jornalista", jornal fura a concorrência ao noticiar terremoto

O jornal norte-americano Los Angeles Times foi o primeiro a noticiar o terremoto de 4,4 graus na escala Richter que atingiu a cidade na última semana. Para isso, segundo O Estado de S.Paulo, contou com a ajuda de um 'robô jornalista', na verdade, um algoritmo criado pelo jornalista e programador Ken Schwencke, que gera um artigo curto quando acontece um tremor. Assim, logo que o terremoto tirou Schwencke da cama às 6h25, a notícia já estava escrita e esperando no sistema. Ele só precisou de tempo para ler o texto rapidamente e apertar o botão 'publicar'.
A notícia, gerada pelo algoritmo chamado Quakebot, recebeu a assinatura do programador. O sistema extrai informação do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a inclui em um formato desenvolvido previamente. A nota ingressa em seguida no sistema de gestão de conteúdo do jornal, onde espera para ser revisada por um editor. O algoritmo também gera histórias sobre homicídios na cidade de Los Angeles, ficando a cargo de editores decidir quais são mais importantes.
Para Schwencke, algoritmos como o Quakebot não chegam a representar uma ameaça para os jornalistas, pois funcionam mais como um complemento, ajudando a economizar tempo. "Não elimina o trabalho de ninguém, mas torna seus trabalhos mais interessantes", opinou Schwencke.

Comentários