Versão da hora

Globo demitiu jornalista que anunciou o avião que não caiu

A TV Globo demitiu o jornalista que seria o responsável pela noticia errada da Globo News sobre o incêndio em Moema, São Paulo, há duas semanas. O fato foi noticiado nesta quinta-feira, 5, pelo jornalista Daniel Castro, da Folha de S.Paulo. Segundo a coluna, o jornalista demitido - seu nome não é revelado - tinha o cargo de produtor, "mas era um ?faz-tudo?, apurava, escrevia as cabeças (texto lido pelo apresentador) e editava".


No dia do incêndio, 20 de maio, o jornalista estava extra-oficialmente chefiando a redação da Globo News, em São Paulo. Ele teria recebido a informação errada do setor de rádio-escuta da emissora e passou para a redação no Rio de Janeiro, que colocou no ar. A informação, que teria sido passada pela Defesa Civil, foi reproduzida por outras TVs, rádios, portais e agências de notícias, foi de que um avião da Pantanal tinha caído.


Sobre a demissão, a Globo declarou apenas ter tomado "as medidas que julgou necessárias e que dizem respeito aos seus procedimentos internos".

Comentários