Zero Hora retrata três anos na vida de um menino de rua

Reportagem será publicada em caderno especial neste domingo

Em um caderno especial de 16 páginas, Zero Hora publica neste domingo, 17, a reportagem Filho da Rua, que pretende mostrar as dificuldades no processo de reinserção de meninos de rua seduzidos pelas drogas às suas famílias. Resultado de três anos de apuração, a produção traz textos da repórter Letícia Duarte, fotos de Jefferson Botega e edição de Rodrigo Muzell. Desde 2009, Letícia, com autorização da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, acompanhou a jornada de um jovem que, apesar do trabalho da rede de assistência social e dos esforços da mãe, não resistiu às ruas e às drogas.
A história é reconstituída a partir de diversas entrevistas, vídeos, fotografias e mais de 300 documentos. Complementa a reportagem impressa um webdocumentário, que retrata o trabalho daqueles que resgatam os menores em situação de rua. O vídeo poderá ser conferido a partir de sábado, 16, em zerohora.com. Antigo projeto de Letícia, ela relatou que teve a vida praticamente invadida por esse trabalho. "Eu costumo brincar que esta reportagem é como um filho para mim. E sinto todas as dores, e alegrias, do parto após esta longa gestação. Foram muitos dias de angústia, noites sem dormir, incertezas sobre o futuro da matéria e do menino, dilemas éticos e humanos", destacou.
Embora nem tenha sido publicada, a reportagem é alvo de críticas de leitores, em comentários postados no Blog do Editor. Sobre o envolvimento pessoal e a possibilidade de ajudar ou não a fonte, a repórter diz que preferiu resguardar o princípio de isenção para tentar retratar a realidade com mais fidelidade. "O desafio foi me manter próxima sem interferir no destino do menino, que vinha sendo acompanhado pela rede assistencial. Até porque qualquer doação material isolada não seria uma ajuda, mas uma moeda de troca para o crack", lembrou. A expectativa de Letícia é que, a partir da publicação da história, a sociedade e os governos possam refletir sobre caminhos para resgatar meninos de rua.
As alternativas para crianças e adolescentes em situação de rua também serão discutidas no Painel RBS, a ser realizado na segunda-feira, 18. Especialistas e representantes do governo, do Judiciário e do Ministério Público vão debater causas e possíveis soluções para o problema a partir das 9h30, na RBS TV. O encontro será transmitido pela TVCom, pela rádio Gaúcha e pelo site www.painelrbs.com.br
Imagem

Comentários