Jornalistas e publicitária são finalistas do Prêmio Minuano de Literatura

David Coimbra, Flávio Tavares, Paula Taitelbaum, Rafael Guimaraens e Santiago integram a lista de concorrentes

Troféu Minuano de Literatura - Josiele Silva

O Instituto Estadual do Livro (IEL) - ligado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel) -, e o Instituto de Letras da Ufrgs anunciaram os finalistas do Prêmio Minuano de Literatura. A distinção que reconhece a produção literária gaúcha tem, dentre os finalistas, os jornalistas David Coimbra, Flávio Tavares, Rafael Guimaraens e Santiago, e a publicitária Paula Taitelbaum.

Totalizando 24 concorrentes, o reconhecimento é dividido em oito categorias. São elas: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos (HQ) e Especial. Paula está na disputa com o livro infantil 'Pra que serve um dedo', publicado pela editora Piu. Guimaraens e Tavares concorrem na divisão 'Especial', com as obras '20 relatos insólitos de Porto Alegre', da Libretos, e 'As três mortes de Che Guevara', da L&PM Editores, respectivamente. David Coimbra disputa com a crônica 'O que você nunca deve perguntar a um americano', da L&PM Editores, e Santiago com a HQ 'A menina do circo Tibúrcio', da Libretos.

As Comissões de Seleção contaram com três componentes cada, formadas por profissionais da área da literatura ou membros da comunidade cultural literária. Os finalistas serão escolhidos pelas Comissões Finais constituídas por alunos de pós-graduação em Letras, bibliotecários e professores. A lista dos demais finalistas pode ser acessada por aqui.

Os vencedores serão conhecidos na terça-feira, 6 de novembro, em cerimônia realizada durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, na Sala de Música do Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/nº), na Capital. O evento, que tem entrada franca, inicia-se às 19h. Outras informações podem ser conferidas pelo site ou pelo telefone (51) 3314.6451.

Comments