ColetivaEAC pretende abrir curso sobre Marketing do Luxo

Tema abordado por André D"Angelo foi sucesso no curso de Marketing para Comunicadores

No último sábado, o professor André D"Angelo foi o palestrante do curso Marketing para Comunicadores, promovido pela ColetivaEAC - Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública. O autor de "Precisar não precisa - Um olhar sobre o consumo de luxo no Brasil" falou sobre o tema de seu livro. O sucesso do painel foi tão grande que o coordenador acadêmico da instituição, André Arnt, começou a avaliar a viabilidade de um novo curso, refletindo, principalmente, acerca do Marketing do Luxo.


A palestra de D"Angelo dividiu-se em três partes. Na primeira, houve uma caracterização do mercado de bens de luxo, mostrando suas diferenças em relação ao mercado convencional. Também tratou do comportamento do consumidor de bens de luxo, suas principais motivações e interesses. Na segunda parte, falou da evolução desse mercado no Brasil e no mundo, bem como dos principais mitos que o cercam. E a terceira mostrou os principais ensinamentos do mercado de luxo para gestores de marketing de todos os setores de atuação.


"O luxo é uma construção social operada pelo Marketing. Nada é intrinsecamente luxuoso.É possível, portanto, criar marcas de luxo - ou, ao menos, criar marcas que dentro da sua categoria tornem-se referenciais de sofisticação, prazer e status. Além disso, cada um tem a sua própria noção de luxo. E toda categoria de produto pode ter o seu representante "luxo". Importante é ter consciência que todos os princípios de Marketing que fizeram algumas marcas se tornarem sinônimos de luxo podem ser aplicados para promover um upgrade de marcas e produtos em níveis abaixo. Mercados de todos os níveis podem comportar diferenciação da oferta", explica D"Angelo.

Comentários