Marketing deve focar estratégias em "micromomentos"

Disseminação de smartphones impacta no comportamento dos consumidores, cuja atenção se torna facilmente dispersa

Os "micromomentos" - períodos curtos de tomada de decisão e formação de preferências na jornada do consumidor - devem ser o alvo das ações de marketing, defende uma pesquisa divulgada pelo Google. O levantamento analisou mudanças no comportamento das pessoas, motivadas especialmente pelo uso de smartphones. Segundo o estudo, 94% dos usuários desses aparelhos procuram por informações enquanto estão em meio a tarefas e 80% dos brasileiros que possuem smartphones usam seus dispositivos para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar, segundo recentes pesquisas do Google.
O tempo de navegação tem crescido nos dispositivos móveis. Dados coletados do Google Analytics mostram que, entre maio de 2014 e 2015, houve um aumento de 112% na participação do smartphone no acesso à internet. Os desktops cederam lugar às interações fragmentadas, viabilizadas pelo uso intenso dos dispositivos mobile, principalmente dos smartphones. Os usuários do aparelho no Brasil olham, em média, mais de 86 vezes por dia para os seus telefones. O desafio dos profissionais de comunicação e marketing passa a ser o de encontrar o exato momento em que os consumidores estão mais receptivos às mensagens das marcas. Esse momento, segundo o estudo, é quando as pessoas estão procurando respostas ou tomando uma decisão.
Foram consideradas "micromomentos" situações como o "eu quero saber", " eu quero ir", " eu quero fazer" e " eu quero comprar". Nesses "micromomentos", as expectativas dos consumidores são mais altas que o normal. Acesse o estudo completo aqui.

Comentários