Profissionais de marketing criam estratégia para gerar patrocínio às escolas de samba

A idéia é transformar um desfile em mídia

O trio composto pelo diretor-executivo da Broadcast Advertising Cable, Antônio Carlos Pereira Moraes, pelo professor dos cursos de Administração de Empresas e Publicidade da PUC-SP, João Cândido Gonçalves Saraiva, e pelo professor de Marketing do Mackenzie e da PUC-SP, Ricardo Sampaio Zanotta, criou uma estratégia para fortalecer e valorizar as possibilidades de patrocínio para as escolas de samba. A solução encontrada foi transformar um desfile em mídia.


A proposta de criação de uma campanha de Carnaval surgiu em julho de 2006, para divulgar os 70 anos do Grupo Bandeirantes de Comunicação. A comemoração se dará homenageando o fundador da empresa, João Jorge Saad, com o enredo da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde para o Carnaval 2007. O tema será: ?A Águia Radiante com um Pioneiro das Comunicações - João Jorge Saad - 70 anos de Conquistas e Realizações?.


O estopim do projeto é um trabalho desenvolvido há quase dez anos por Zanotta, que também é diretor de Projetos da Nenê de Vila Matilde, atuando na criação de conteúdos e desenvolvendo enredos que possam gerar ações de marketing cultural, promocional e social por parte de anunciantes e patrocinadores.


A história de Saad será retratada pelos 3.700 componentes, distribuídos em 25 alas. Mas a estratégia de marketing minuciosamente preparada vai além, estabelecendo uma ligação intrínseca entre escola de samba e veículo de comunicação, pois o terceiro carro alegórico da Nenê de Vila Matilde terá um estúdio montado e atuará como emissora de rádio transmitindo para a Band FM. E haverá também uma emissora de TV de circuito fechado, transmitindo imagens da arquibancada e do próprio desfile para telões de plasma situados no quinto carro alegórico. Dessa forma, fica consolidada a completa fusão entre conceitos de cultura do samba e de mídia.


Esse mix possibilita um formato único de apresentação artística com alto impacto de campanha publicitária para o patrocinador. A comprovação é estabelecida por meio de valores incontestáveis. Os 65 minutos de transmissão pela TV aberta, com audiência média de 14 pontos no Ibope, além da retransmissão para mais 50 países, somam valores de veiculação comercial que poderiam chegar a cerca de R$ 12 milhões.

Comentários