Sonar Eleitoral chega ao Brasil para auxiliar em campanhas

Ferramenta estratégica é disponibilizada no País pela consultoria Di Vicenzi Voto e Poder

Estrategista eleitoral e diretor da consultoria Di Vicenzi Voto e Poder, Paulo Di Vicenzi apresentou o Sonar Eleitoral, uma ferramenta estratégica de mobilização territorial, fidelização de eleitores e multiplicação de votos. O produto chega ao País após cerca de 10 anos de uso em eleições majoritárias e proporcionais na Venezuela e na Colômbia. No ano passado, a solução ganhou o prêmio revelação Victory Award, nos Estados Unidos. "Nós nos associamos aos consultores que criaram essa ferramenta e estamos implantando com exclusividade nas eleições brasileiras", informa Di Vicenzi.
O Sonar Eleitoral é um sistema planejado para gerar votos consistentes, conferidos no decorrer da campanha e confirmados no dia da eleição. O controle da operação é feito através de um software exclusivo, customizado para cada candidatura. Isso, segundo Di Vicenzi, permite acompanhar em tempo real o desempenho do pessoal de campo, torna mais efetiva a comunicação com os eleitores e identifica o nível de garantia de cada voto.
"Esse trabalho não é feito por amostragem, a conferência é total, um a um. Ao longo da campanha, nós contatamos diversas vezes cada eleitor que aderiu ao candidato para ter certeza do seu voto no dia da eleição. E a lista de eleitores tem que ter a quantidade de nomes estabelecida na meta da campanha", esclarece. Segundo o consultor, isso diminui o nível de incerteza dos candidatos e economiza dinheiro, uma vez que a maior parte do trabalho de campo é voluntário.
Di Vicenzi ressalta que a ferramenta não promete a eleição do candidato, mas é capaz de mostrar se a candidatura tem chances de atingir a meta de votos ou não. "Isso é importante para que o candidato não invista recursos em excesso sonhando com uma vitória impossível", alerta o estrategista. Com o Sonar Eleitoral, o candidato terá acesso à sua lista de eleitores, com nome, telefone e e-mail. "Quanto vale esse patrimônio para quem quer manter um relacionamento mais próximo com seus eleitores?", indaga Paulo Di Vicenzi.
Consultor credenciado e diretor estadual da Abcop (Associação Brasileira de Consultores Políticos), Di Vicenzi é autor do capítulo 'Do Anonimato à Vitória em apenas 43 Dias', publicado no livro 'Marketing Eleitoral - Aprendendo com campanhas vitoriosas', em 2008. Mais informações sobre o Sonar Eleitoral podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Comentários