Mudanças na Comunicação é o tema da palestra de Rafael Martins, do Share

Fala do profissional integra programação do Meet Up, em Porto Alegre

Após apresentar brevemente o que é o Share - escola de educação e realizadora de cursos - Rafael Martins falou sobre mudanças na Comunicação no Meet Up, em Porto Alegre. para ele, este mercado passou por muitas alterações e os profissionais da área devem estar atentos a estes desafios. "O futuro não chega ao mesmo tempo para todo mundo. Talvez, o que estamos falando hoje, aqui, muita gente pode saber só daqui um ano", falou.

Ele questionou o uso das redes sociais e defendeu que não necessariamente o que é novo, hoje, deve estar no negócio. "É importante saber o que realmente é importante para a nossa empresa ou marca", explicou. Com a vinda do digital, surgiram vários tipos de agência e a transformação digital é uma questão inevitável, pois o mundo vive um momento de adaptação. "Temos veículos se adaptando ao digital e ninguém aqui foi no velório do jornal impresso", exemplificou.

Rafael apresentou uma pesquisa sobre o panorama das agências digitais e o perfil de seus clientes, que são pequenas empresas. Ele destacou que somente 13% desses clientes são as grandes marcas. "Com tantos tipos de agências, as empresas ficam confusas para saber qual o melhor formato para si", falou. Dentre os pontos levantados, o CEO do Share salientou que pessoas e conceitos mudaram com as inovações e isso reflete no consumo das marcas o que, consequentemente, afeta na maneira de as agências oferecerem serviços e medirem resultado.

Ele trouxe para o debate que o conceito da publicidade mudou e mencionou uma planilha na qual os profissionais que atuam em agências podem escrever sobre o trabalho anonimamente. Na última versão do material, foram feitas denúncias contra machismo, por exemplo. "Muitas empresas cancelaram contratos depois que viram essas denúncias", exemplificou.

Por fim, destacou que o vídeo é o conteúdo do momento. "Se eu puder deixar uma dica aqui para vocês é: lembrem disso e invistam em audiovisual. É cada vez mais imersivo. Tudo que diz respeito a isso, vai bombar."   

Comentários