Anatel quer contribuições para testes de TV digital

A agência lançou Consulta Pública e recebe as contribuições até setembro

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) editou a Consulta Pública número 623, pela qual "torna público o interesse de receber contribuições da sociedade sobre a realização de testes subjetivos, em campo, de transmissão terrestre de televisão em canais adjacentes da faixa de UHF, co-localizados e não co-localizados, modo analógico, em localidade urbana com alta densidade de sinais radioelétricos, e a conveniência de incluir no objetivo dos testes a avaliação da interferência de transmissões de televisão digital em canal analógico adjacente".

Em 2003, a agência autorizou RF Telecomunicações a executar testes de utilização de filtro de rejeição de espúrios em equipamentos de transmissão terrestre de televisão. Os resultados foram apresentados através de relatórios elaborados pela Fundação CPqD, que agora sugere a realização de testes de campo para avaliação subjetiva da qualidade de vídeo e áudio e determinação dos critérios aplicáveis na viabilização técnica de um canal analógico, operando na condição de adjacente a outros canais.

As contribuições serão recebidas até 26 de setembro e deverão ser fundamentadas, identificadas e encaminhadas através do endereço www.anatel.gov.br. Para subsidiar eventuais contribuições, as associadas da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV) podem solicitar, através do e-mail [email protected], os relatórios Testes Sistêmicos Objetivos de Canal Adjacente de TV em UHF", "Filtro Armadilha UHF - Canal 59 - 10 kW e Filtro Passa Faixa UHF - Canal 47 - 1 kW, todos elaborados pelo CPqD.

Comentários