Mercado de animação no Brasil terá pesquisa de mapeamento

Iniciativa vai convocar todos os profissionais da área para detalhar a produção nacional

Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) vai convocar todos os profissionais de animação do país, a partir do dia 15 de agosto, para participarem de uma grande pesquisa qualitativa e quantitativa. Com base em estudo realizado pela equipe da animadora e professora da Puc-RJ Claudia Bolshaw, a pesquisa pretende mapear o mercado produtor. "Está na hora de nos prepararmos para transformar o Brasil num importante centro produtor de animação. Para isso, precisamos saber a nossa história, quem somos e quantos somos", explica o presidente da ABCA, Andrés Lieban.


A pesquisa foi apresentada nesta quarta, no Fórum Brasil, que acontece anualmente dentro do Festival Anima Mundi. O Fórum, considerado o grande encontro dos profissionais da animação no país, reúne animadores para debater sobre mercado, qualificação profissional, relação com o governo e outros temas.


O estudo empreendido pela equipe de Cláudia, baseada no Núcleo de Animação da PUC-RJ, levantou ao longo de seis anos toda a produção de animação no país. Cláudia contou com a colaboração do Cineduc, Cinemateca de São Paulo e Centro Técnico de Audiovisual (CTVA). Anima Mundi também colaborou, cedendo todo o seu acervo de produção nacional. O resultado da pesquisa estará disponível no site www.abca.org.br/animadoresdobrasil.

Comentários