Rede pública de rádio e TV é apenas uma sugestão de Lula

Idéia do Presidente foi apresentada como "projeto" pelo ministro das Comunicações

O informativo Tela Viva assegura que foi apenas uma sugestão do presidente Lula ao ministro Hélio Costa o "projeto" mencionado pelo ministro das Comunicações para a criação de uma rede pública digital de rádio e televisão. O Ministério não tem nenhum projeto sobre este assunto. Lula apenas manifestou ao ministro sua preocupação em universalizar a presença do Estado no rádio brasileiro, até porque isso está na Constituição, que de fato prevê que telecom e radiodifusão podem ser exploradas pelo Estado. Mas por tradição o Estado se manteve longe da radiodifusão, a não ser uma rede mínima de emissoras educativas e à Radiobrás.


O informativo acrescenta que as declarações do ministro Costa causaram grande desconforto entre outros Ministérios e entidades que trabalham pelo Fórum da TV Pública, um projeto que pretende transformar as diversas redes estatais e públicas, os canais universitários e comunitários hoje existentes no embrião do que seria uma rede nacional pública de TV, que utilizaria justamente os quatro canais previstos pelo decreto 5.802/06, que criou o Sistema Brasileiro de TV Digital.


Segundo avaliações de especialistas, para que o governo criasse, por sua conta, uma rede cobrindo todo o território nacional, os investimentos seriam altíssimos, além das possibilidades atuais. "São cinco mil municípios pelo menos. Só de transmissores são R$ 70 mil por município. Isso dá R$ 350 milhões, sem contar a estrutura necessária, os outros equipamentos, pessoal, e os custos fixos, como o de energia elétrica, altíssimo para qualquer emissora de rádio ou TV".

Comentários