Iniciativa estimula empregabilidade de jovens em Caxias do Sul

Fórum Regional de Aprendizagem visa a mobilizar empresários, entidades, poder público, fundações e sistemas de proteção aos adolescentes

Caxias do Sul passa a contar com o Fórum Regional de Aprendizagem, instituído pela Portaria nº 79, publicada no Diário Oficial da União em 31 de janeiro. A iniciativa, que deve beneficiar mais de 40 municípios, tem como objetivo mobilizar empresários, entidades, poder público, fundações e sistemas de proteção aos adolescentes que contratem jovens.

De acordo com a Lei da Aprendizagem, 10 mil postos de trabalho deveriam ser ocupados por jovens, na faixa etária dos 14 a 24 anos. Entretanto, apenas 50% desse total estão preenchidos de forma adequada. Na cidade caxiense, o mínimo exigido é de 4,5 mil jovens, mas há 2,8 mil contratados, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).  

A coordenadora da Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul, Denise Brambilla González, avalia o projeto como uma possibilidade para melhorar os números atuais por meio da realização eventos de mobilização social, como seminários, feiras e reuniões. "O objetivo é aprimorar os resultados da aprendizagem na região e no Estado. Desta forma, conseguiremos oferecer mais chances aos jovens."

Comentários