Agenda 2020 faz relato das atividades de 2011

Movimento pelo Rio Grande integra 165 entidades e 350 voluntários

A Secretaria Executiva da Agenda 2020 começou a distribuir para as 165 entidades que atualmente integram o movimento os 350 voluntários que atuaram junto aos fóruns temáticos em 2011 o relatório de atividades de 2011, que também pode ser acessado no endereço  agenda2020.com.br/relatorio2011. "O trabalho da Agenda em 2011 foi intenso em articulação política com a participação em seis das 12 Câmaras Temáticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS", ressaltou Ronald Krummenauer, diretor executivo da Agenda e conselheiro substituto do CDES-RS.
O executivo destaca a atuação na Câmara de Reforma da Previdência Pública Estadual com a implementação de um fundo previdenciário para os novos servidores e a política de priorização dos parques tecnológicos na Câmara Temática de Inovação e Tecnologia. "São dois objetivos que fazem parte da pauta da Agenda 2020", disse. Na parte técnica, a Agenda concentrou o seu foco estratégico no acompanhamento da pauta apresentada ao governador eleito Tarso Genro apos as eleições, por lideranças de vários setores da sociedade, além de representantes das entidades da Agenda 2020.
O caderno continha os cinco desafios considerados prioritários (alavancadores dos demais) pelo movimento nas seguintes áreas: educação, previdência pública, investimento, infraestrutura (logistica), e parques tecnológicos. "Os fóruns da Agenda apresentaram sugestões em todas essas áreas que foram encaminhadas ao governo", destacou Paulo de Tarso Pinheiro Machado, diretor Técnico da Agenda. Na área de educação, por exemplo, os voluntários se dedicaram a estudar e sugerir melhoramentos na proposta de reforma do ensino médio e no sistema de avaliação do ensino gaúcho, implantado no início do ano.
A disseminação da Agenda também foi intensa em 2011. Foram mais de 40 palestras em todas as regiões do Estado. Com o objetivo de promover uma integração maior com as redes sociais (facebook e twitter), no segundo semestre o movimento apresentou o seu novo site e um novo informativo (newsletter), distribuído para um mailing com 80 mil endereços eletrônicos ativos. "Desde o seu início em 2006 a Agenda constitui-se como um grande fórum de busca de consenso para o Rio Grande do Sul pautando os principais temas para o desenvolvimento do Estado. Esta pauta representa um inestimável esforço de construção coletiva da sociedade gaúcha", resumiu Paulo de Tarso.

Comentários