Capital debate semelhanças entre negros e judeus

Evento pretende mostrar as convergências de luta destes dois povos na linha de tempo na história

A palestra 'Consciência Convergente - Semelhanças históricas entre negros e judeus', que está inserida na programação oficial da Semana da Consciência Negra, promovida pela Prefeitura de Porto Alegre, pretende mostrar as convergências de luta destes dois povos na linha de tempo na história. O evento será realizado nesta sexta-feira, 19, às 14h30, no Auditório da Secretaria Municipal da Administração (SMA), localizado na Avenida Siqueira Campos, 1300 - 14º andar, no centro de Porto Alegre.
A jornalista Kátya Desessards, explica que a ideia é mostrar inúmeras semelhanças ao longo da linha de tempo de dois povos que - apesar de terem um peso histórico de construção nas sociedades que conhecemos hoje - são relegadas ainda a lugares menores pela história 'oficial'. "O objetivo principal é iniciar um debate entre estas duas forças étnicas para que formem uma união social e política contra o racismo e o preconceito", explica Kátya. Para ela, o pior racismo é aquele que vem revestido de posições pseudo-politicamente-corretas. "O Rio Grande do Sul está dentre os estados com grande percepção desse tipo de postura. É um perfil hipócrita. E a Consciência Convergente busca justamente a união de dois povos que ainda hoje sofrem preconceito e discriminação", salienta. "Salvo as devidas diferenças da discriminação entre negros e judeus, a realidade hoje no mundo é mais cruel que imaginamos", completa Kátya.
Kátya Desessards, que será palestrante no evento, é consultora de Relação com Mercado, diretora-executiva do site i-press.biz economia & mercado e pesquisadora sobre as convergências entre os povos negros e judeus. Participarão da mesa o advogado Antônio Carlos Cortês, integrante do Movimento Negro do Rio Grande do Sul e a coordenadora Ângela Cristina Kravczyk, da Coordenação Municipal da Mulher da Prefeitura de Porto Alegre.
O evento tem o apoio da Assembleia Legislativa, do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e da Coordenação Municipal da Mulher. É promovido pelo Gabinete do Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre, dentro da Semana da Consciência Negra. E o patrocínio é do site i-press.biz economia & mercado.
Imagem

Comentários