Começa o Fórum Internacional Software Livre

Evento chega à 11º edição reunindo palestras, discussões e novidades do mundo do software de código aberto

O 11º Fórum Internacional Software Livre - fisl11 começa nesta quarta-feira, 21, no Centro de Eventos da PUCRS. O evento, que conta com a parceria da prefeitura de Porto Alegre, 11 secretarias e empresas públicas é organizado pela Associação Software Livre.org (ASL.org). O Fórum espera reunir mais de oito mil participantes até o próximo sábado, 24 de julho.
Desde 2000, o Fórum Internacional Software Livre (fisl) proporciona aos participantes uma discussão política, social e técnica sobre o tema. O evento chega à 11º edição reunindo palestras, discussões e novidades do mundo do software de código aberto. É considerado o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo. A maioria dos principais nomes do software livre no mundo estará presente no fisl11, entre eles o administrador de sistemas do Google na Suíça, Michael Hanselmann, que trabalha no desenvolvimento do projeto Ganeti, e Carlos Donizete (Coringao), que falará sobre o Ubuntu.
A participação da administração pública foi definida em um termo de cooperação, assinado pela ASL.org e pelo prefeito José Fortunati, na última quarta-feira, 14. O documento assegura a colaboração da Procempa e das secretarias municipais de Coordenação Política e Governança Local, Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Educação, Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPOA), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Companhia Carris Porto-Alegrense e Gabinete de Comunicação Social.
O diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, explica que a prefeitura garante total apoio ao fórum, que é o maior evento de tecnologia do país. "O fisl situa Porto Alegre no cenário internacional do segmento de tecnologia, com forte apelo turístico também, já que a maioria dos participantes é de fora da cidade", afirma.
O documento prevê que serão disponibilizados espaços culturais na Usina do Gasômetro; o plantio de 500 mudas no Calçadão do Lami como compensação ambiental; quatro viagens da Linha Turismo, no dia 23 de julho, com saída do local do evento. Além de desconto de 20% na compra do ingresso no estande da prefeitura, 20 cortesias que serão sorteadas; mapas da cidade e das linhas de ônibus, com funcionários prestando informações. A participação da prefeitura poderá ser acompanhada no estande que será montado no evento.
Para garantir a conectividade do fisl, a Procempa disponibilizará a hospedagem de servidores virtualizados em seu DataCenter, a transmissão da Rádio e da TV Software Livre e a conexão do sinal wireless Procempa Livre e Gratuita aos participantes. No total, serão oferecidos até 50 Mbps (megabits por segundo) de banda de acesso à Internet, sendo 20 Mbps exclusivos para o local do evento.

Comentários