Crea alerta para reconhecimento de diplomas estrangeiros

Questão foi debatida no 8º Congresso Nacional de Profissionais

A revalidação e o reconhecimento automático de diplomas oriundos de cursos de instituições de ensino superior estrangeiras foi um dos assuntos debatidos no 8º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em Gramado. O presidente do Crea-RS, Luiz Alcides Capoani, alertou os participantes para a urgência de uma profunda análise e posicionamento do Sistema Crea/Confea em relação a PL 399/2011, que tramita no Senado Federal. "Devemos trabalhar em defesa de projetos que visem à garantia do desenvolvimento equilibrado e sustentado respeitando as exigências, as competências e os conhecimentos dos profissionais graduados no Brasil", ressaltou o presidente.
Por outro lado, Capoani incentivou os participantes do evento nacional a cobrar dos governos a criação da cultura do planejamento de políticas públicas.  Salientou que a responsabilidade dos engenheiros é transformar a Frente Parlamentar da Engenharia e Agronomia em instrumento para esta cobrança. Ele defendeu, também, o trabalho na constituinte da categoria que está sendo debatida e será enviada ao Congresso Nacional. Afirmou que a sociedade exige respostas sobre a aplicabilidade dos recursos públicos e as fiscalizações necessárias para que os investimentos sejam aplicados de forma transparente.
De 9 a 13 de setembro, 3.668 engenheiros, agrônomos e estudantes de todos os estados brasileiros, reuniram-se em Gramado para a 70ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA) e para o 8º Congresso Nacional de Profissionais. As conclusões em relação à constituinte continuarão a ser discutidas em Brasília, nos dias 11 a 13 de novembro, na segunda etapa do CNP e posteriormente serão enviadas à apreciação do Congresso Nacional.

Comentários