Declaração de Porto Alegre recebe sugestões

Objetivo é reforçar a necessidade da inclusão das Doenças Crônicas Não Transmissíveis nas Metas do Milênio da ONU

O Hospital Moinhos de Vento, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) recebem até esta quinta-feira, 19, as sugestões da comunidade para a Declaração de Porto Alegre. O documento terá o objetivo de reforçar a necessidade da inclusão das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) nas Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS).
O apontamento será encaminhado ao Ministério da Saúde e enviado às entidades na Convenção de Setembro, marcada para os dias 19 e 20 daquele mês, em Nova Iorque, Estados Unidos. Durante o Consenso das DCNT, nesta sexta-feira, 20, às 19h, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm - Hospitalar do Hospital Moinhos de Vento (Rua Tiradentes, 333), o texto será finalizado. O documento está disponível no link "Notícias" no site do Hospital. Os interessados em participar com sugestões podem enviá-las pelo e-mail [email protected].
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis - câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas - tornaram-se um problema de saúde pública em todo mundo. No Brasil, elas representam mais de 62% do total de óbitos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Apenas 0,9% do financiamento em saúde no mundo é destinado a essas doenças.

Comentários