Evento detalha tendências do varejo apresentadas em Nova Iorque

Palestrantes abordarão os temas que mais se destacaram na 104ª edição do Retail Big Show

Varejo digital, design mutante, marcas fluidas, curadoria do produto e da experiência, ecologia digital e telepatia permitida são alguns dos conceitos trazidos pela comitiva da CDL Porto Alegre, que acompanhou a 104ª edição do Retail Big Show (NRF), realizada neste mês em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Para detalhar o que cada uma dessas tendências pode representar de ganho ao varejo gaúcho, a entidade promove o evento Zoom Pós-NRF, nesta quinta-feira, 29, das 8h às 12h30, no Teatro CIEE, em Porto Alegre.
De acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, a NRF lançou um novo olhar sobre a loja física. "Esse foi, sem dúvida, o ponto mais presente nesta edição do evento. O quanto se faz necessário o lado alma do negócio, que no ambiente de web é sempre muito complicado de ser transmitido. O peso das pessoas e do propósito como um ingrediente fundamental no sucesso dos que melhor surfaram a onda da crise e que agora, em ambiente mais tranquilo, devem se destacar ainda mais. A loja está viva", destaca.
Edmour Saiani, sócio-fundador da Ponto de Referência e integrante da comitiva que esteve nos Estados Unidos, aponta outras tendências significativas que deverão ser incorporadas pelo varejo a fim de conquistar e manter o cliente.  Uma delas incorpora um novo vocabulário na linguagem do setor: o varejo figital.  "O novo cliente quer aprender, ver, tocar, sentir, experimentar, comparar, levar, avaliar, criticar, elogiar e recomendar. Antes, ele queria apenas comprar. Para atender esse novo público, os conceitos de varejo digital evoluíram a ponto de se fundir com o varejo físico. Físico + digital = figital. Só os dois conceitos unidos permitem que o cliente faça tudo o que ele quer", explica Saiani.
O empresário ressalta, ainda, que o cliente não para de mudar e o varejo também sofreu muitas alterações nos últimos três anos. "As marcas têm que acompanhar essa evolução, afinal, marca é conjugação do verbo marcar. Se minha marca é competente, ela marca o cliente. A nossa maior habilidade, no entanto, é aprender novas habilidades. O que nunca pode mudar é o propósito pelo qual ela existe. A marca precisa ser forte e ratificar esta força diante das mudanças que se fazem necessárias. E assim nos deparamos com o que podemos chamar de marcas fluidas", diz.
Além de Saiani, o Zoom Pós-NRF terá como palestrantes Alejandro Padron (líder para varejo da Consultoria da IBM Brasil), Grasiela Tesser (diretora Comercial e Marketing da NL Suporte à Gestão); e José Roberto Resende (diretor da Shopping Brasil), experts do setor que vão apresentar cases do mercado e oferecer ideias inovadoras para as empresas que participarem.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.zoom.eventize.com.br.
Confira a programação completa:
8h - Recepção - Welcome Coffee
8h30min - Abertura
8h50min - Alejandro Souto Padron - líder para varejo da Consultoria da IBM Brasil - As tendências do varejo na visão da IBM
9h30min - Edmour Saiani - Ponto de Referência - Do Presente ao Futuro do Varejo: Questão de Coragem
10h - Intervalo
10h30min - Entrega Troféu Loja Sustentável
10h40min - Grasiela Tesser - NL - Beacon não é Bacon - Mas tá na boca do povo! O que vimos de mais legal sobre tecnologia na NRF
11h - José Resende - Shopping Brasil - O melhor do varejo de NY
11h30min - Talk Show com Gustavo Schifino (Trópico), Tiago Mello (Carlos Miele/M.Officer), Alberto Cimenti (Quero-Quero) e José Resende (Shopping Brasil)
12h - Encerramento

Comentários