Evento reúne empresários e investidores em Xangai

Objetivo do painel "Porto Alegre-Xangai, uma janela de oportunidades" foi mostrar a Capital como uma cidade atrativa para investimentos

O painel 'Porto Alegre-Xangai, uma janela de oportunidades', evento paralelo à presença da Capital gaúcha na Expo 2010, reuniu, nesta sexta-feira, 4, cerca de 30 empresários e investidores chineses e brasileiros no Hotel Four Seasons. O objetivo do evento foi mostrar Porto Alegre como uma cidade atrativa para investimentos e parcerias.
O prefeito José Fortunati observou que os chineses já estão percebendo o Brasil como um país seguro para receber investimentos, graças à economia estabilizada, mas acrescentou que os brasileiros precisam se ?vender? melhor.  "Isso vale também para Porto Alegre que deverá fazer pesados investimentos em infraestrutura, especialmente visando à Copa do Mundo, e precisa saber apresentar-se de forma propositiva para atrair recursos externos e buscar parcerias", enfatizou.
Fortunati destacou alguns projetos que podem despertar o interesse dos chineses, como o do Cais do Porto, os Portais da Cidade, o Gigante para Sempre, do Internacional e a construção de estacionamentos subterrâneos no Centro Histórico, que já tem estudos em andamento.
Em sua participação no painel, o prefeito divulgou os principais dados e características da cidade, destacando Porto Alegre como a capital brasileira com melhor qualidade de vida e a localização estratégica no centro do Mercosul. Apresentou, também, os principais projetos que a cidade vai empreender para sediar a Copa do Mundo de 2014.
O painel teve a presença do cônsul-geral do Brasil em Xangai, Marcos Caramuru de Paiva, que mandou um recado aos empresários brasileiros. "A China está descobrindo o Brasil e o Brasil precisa descobrir a China. A forma de as partes começarem a se conhecer e se entender é realizando eventos como esse promovido por Porto Alegre", afirmou.
Participou do painel, o chefe do escritório do Banco do Brasil em Xangai, Sérgio de Quadros, que colocou a instituição à disposição para apoiar e dar suporte aos intercâmbios comerciais entre Brasil e China.  A IBM esteve presente ao evento com o responsável pelo projeto de expansão geográfica, Antonio Carlos Canova, que apresentou o projeto 'Planeta Inteligente', voltado para soluções nas cidades.
O encontro foi encerrado com as apresentações dos serviços oferecidos pelas duas empresas de trade, administradas por empresários gaúchos, que participam da comitiva de Porto Alegre a Xangai, a Transervice Hong Kong e a Shangai Trends.
Leia também em Coletiva.net
Prefeito de Porto Alegre lidera comitiva na China
Imagem

Comentários