Eventos avaliam crescimento do setor naval e da cadeia energética

Seminário e rodada de negócios serão realizados hoje e amanhã em Rio Grande

O crescimento do setor naval e da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia em Rio Grande, no Estado e no País, estará na vitrine nos dias 12 e 13, com a realização de dois grandes eventos. Nesta terça-feira, no Armazém 3 do Porto Velho, o 2º Seminário do Polo Naval terá palestras sobre a cadeia produtiva do petróleo, gás e energia, trazendo informações sobre as principais tendências de mercado, oportunidades de negócios e novos investimentos para o setor, em especial, na cidade de Rio Grande. E, na quarta-feira, no mesmo local, será a vez da 4º Rodada de Negócios da Região Sul movimentar micro e pequenas empresas vendedoras e grandes corporações compradoras. São parceiros nestas iniciativas o Sebrae/RS, o Badesul, o governo do Estado, a Fiergs, a Rede Petro, a Superintendência do Porto do Rio Grande, a prefeitura do Rio Grande, a Petrobras, a Yara Brasil e o Fórum Regional do Promimp.
O superintendente do Sebrae, Léo Hainzenreder, destaca que o crescimento que Rio Grande está experimentando nos últimos anos, especialmente por causa dos significativos investimentos na cadeia produtiva do petróleo, gás e energia e no Polo Naval, trouxe benefícios importantes para a economia da cidade. "Como único porto marítimo do Rio Grande do Sul, contando com uma excelente infra-estrutura, Rio Grande terá seu desenvolvimento fortemente alavancado, com a construção da plataforma P-55 e de outros oito cascos de plataforma do tipo FPSO. Estes empreendimentos irão gerar empregos, movimentar o comércio e aquecer o setor imobiliário", avalia Léo.
A palestra de abertura do 2º Seminário do Polo Naval, às 19h de hoje, estará a cargo do presidente da EBR - Estaleiro do Brasil S.A, Alberto Padilha, que falará sobre o investimento de US$ 420 milhões que a empresa irá fazer para instalar um estaleiro em São José do Norte, município vizinho de Rio Grande. O empreendimento da EBR pretende aproveitar o momento de pesadas encomendas à área naval para se candidatar a construir plataformas de exploração de petróleo. Quando estiver operando a plena capacidade, o estaleiro deve gerar entre 5 mil e 6 mil empregos diretos na cidade, que tem 25 mil habitantes. A segunda palestra do evento, "Centro de Excelência para Indústria Oceânica", será ministrada pelo secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov, a partir das 20h.
A 4º Rodada de Negócios da Região Sul será realizada a partir das 8h30min do dia 13, também no Armazém 3 do Porto Velho. Ela vai reunir cerca de 200 micro e pequenas empresas vendedoras e 16 compradoras (grandes empresas públicas e privadas). As rodadas colocam os participantes frente a frente com as oportunidades do mercado. Por meio de reuniões pré-agendadas, empresas com interesses em comum terão a chance de formar parcerias e aumentar as possibilidades de interação comercial com médias e grandes empresas da cadeia do petróleo, gás e energia e com parceiros institucionais do setor.

Comentários