Expo Eventos quer fazer de Porto Alegre a atração

Turismo de evento está entre as atividades que mais geram impactos na economia

Numa promoção do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau (POACVB) e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC-RS), a Capital vai sediar, nos dias 13 e 14, a Expo Eventos Sul, que terá exposições temáticas reunindo empresas especializadas na organização e realização de eventos, desde o serviço de alimentação até decoração. A iniciativa faz parte de um esforço de fazer com que, assim como São Paulo tem a sua Semana Nacional dos Eventos, Porto Alegre também passe a figurar na rota das cidades que organizam feiras reunindo expositores de diferentes áreas e de diversas regiões do Brasil.
O turismo de eventos é uma das atividades que mais gera impactos na atividade econômica. Mobiliza 52 segmentos, entre eles hospedagem, gastronomia, transportes, organizadoras de eventos, lazer, comércio e agências de viagens. Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil passou de 21º para 7º no ranking mundial de países que mais realizam eventos internacionais. Porto Alegre é a quarta capital brasileira que mais recebe esses eventos.
Os estandes estarão divididos em três parques temáticos: destinos, espaços disponíveis para eventos e fornecedores de produtos e serviços. Além deles, na Expo haverá ciclo de palestras d e capacitação para empresários, profissionais e estudantes da área de turismo e eventos, rodada de negócios e a 3ª edição do Encontro de Mantenedores do Convention & Visitors Bureau em 2011. Esta é a segunda edição da feira e estará aberta ao público das 9h às 18h, no Hotel Plaza São Rafael. Para participar das palestras é preciso fazer a inscrição pelo site www.eventosdosu l.com.br ou pelo telefone (51) 3028 2722, que custam R$ 50 em geral e R$ 25 para mantenedores do POACVB e associados da ABEOC.
Nos dois dias de feira ocorrerá ainda uma rodada de negócios. Organizada pelo Sebrae, a atividade oportuniza a aproximação e o intercâmbio comercial entre as empresas expositoras. De acordo com a presidente da ABEOC-RS, Ana Cláudia Bitencourt, a ação deve gerar parcerias e lucros. "As empresas que fazem grandes eventos precisam contratar muitos fornecedores. Então, nesta rodada elas sentam 20 minutos com as empresas que fornecem o que elas precisam e trocam informações. Ao final, o Sebrae disponibiliza um catálogo com os contatos de todas as empresas e isso vai gerando negócios entre elas", explica Ana Claudia.

Comentários