Farroupilha propõe incentivos à cadeia produtiva de uva e vinho

Município receberá a Central das Cooperativas da Serra Gaúcha

Farroupilha foi a cidade escolhida para a instalação da Central das Cooperativas da Serra Gaúcha (Cenecoop), constituída pelas Cooperativas Vinícolas São João, Garibaldi, Agroindustrial Pradense e Nova Aliança. A previsão é que a concentradora de sucos integrais comece a operar em São Marcos, na safra da uva 2015/2016. Para incentivar a cadeia produtiva da uva e do vinho - atualmente com participação de 4,81% no setor industrial da cidade -, a administração municipal encaminhará um projeto de lei à Câmara de Vereadores, que, conforme o prefeito Claiton Gonçalves, propõe a isenção de 50% do ICMS gerado em nos primeiros dez anos de instalação.
O projeto será apresentado aos agricultores, entidades de classe, empresários, vereadores, imprensa e moradores interessados, um ato oficial agendado para 26 de fevereiro, às 18h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
Na primeira fase de funcionamento - em torno de cinco anos -, a Central deve industrializar até 30 milhões de quilos de uva. Posteriormente, serão acrescentadas outras frutas, como a maçã e pêssego. O investimento ultrapassa os R$ 40 milhões.
Terceiro maior produtor vitivinícola do País, Farroupilha conta com uma estrutura de 1.365 propriedades vitícolas, uma área de vinhedos de 3.892 hectares, conforme Cadastro Vitícola 2005/2007. São 44 estabelecimentos vinificadores, de acordo com o Cadastro Vinícola do RS.

Crédito: Marciele-Scarton/Afavin

Crédito: Marciele-Scarton/Afavin


Comentários