Incubadora Tecnológica da Univates comemora 15 anos de atuação

Inovates graduou 23 empresas ao longo deste período

Prédio da Tecnovates - Reprodução

Em 2003, surgia a Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates) que, ao longo destes 15 anos de atuação, formou 23 empresas do Vale do Taquari. Neste ano, conforme o empreendimento, as empresas do loca geraram R$ 7 milhões e aproximadamente 320 empregos diretos e indiretos. "Podemos considerar a Inovates o embrião de nosso ambiente de inovação, que hoje se traduz na existência de nosso Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) ao qual a incubadora está vinculada", declara a diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stulp.

De acordo com ela, por meio do trabalho desenvolvido na incubadora, foram geradas startups para a região, "e isso impacta na geração de empresas mais sólidas, com mais conteúdo tecnológico embarcado, possibilitando, inclusive, uma formação de nossos alunos mais conectada com as demandas do mundo atual". A Inovates nasceu a partir do apoio da Prefeitura Municipal de Lajeado e as atividades se iniciaram em um prédio no centro da cidade. No primeiro ano de atuação, eram três empresas incubadas. Em 2012, chegou a 10 empresas e hoje, são 28 negócios entre pré-incubados e incubados.

Em 2009, foi inaugurado o prédio próprio no campus da Univates, onde hoje está o Unianálises. Em 2014, quando o prédio do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates) foi aberto, a Inovates passou a fazer parte dessa estrutura.

Comentários