Porto Alegre integra rede internacional de Turismo Criativo

Programa possibilitará a turistas cursos, oficinas e outras experiências baseadas na cultura local

A Capital gaúcha é a nova integrante da Creative Tourism Network, rede internacional de Turismo Criativo, criada em dezembro de 2012 pela Fundación Sociedad y Cultura (FUSIC), da Espanha. O programa busca promover os destinos do segmento, através da oferta diferenciada de destinos. Além de conhecer a cidade, os visitantes têm a oportunidade de desenvolver seu potencial criativo em cursos, oficinas e outras experiências de aprendizado, baseadas nas características locais, na integração autêntica com os moradores e com o dia a dia da cidade. Também fazem parte da rede destinos como Barcelona, Ibiza e Galícia (Espanha), Paris, Sant Feliu de Guixols, Biot e Le Louvre-Lens (França), Quebec (Canadá) e cidades da Guatemala, Áustria e Tailândia.
Aprender a dançar rumba em Barcelona, participar de uma aula culinária exótica em Bangkok e, em Paris, colocar a mão na massa para fazer croissants, o pão folhado mais famoso em todo o mundo, são algumas das opções disponíveis hoje para o turista. Aos associados, é oferecida a gestão de uma base de dados específica para que a oferta dos destinos chegue ao público do Turismo Criativo. A rede ainda promove sinergias entre cidades e regiões com potencial para acolher turistas que buscam destinos que, independente da sua importância demográfica ou projeção internacional, ofereçam atividades participativas, singulares e criativas.
Porto Alegre é a primeira representante brasileira na rede e seu programa já conta com lista inicial de cerca de 20 parceiros, entre artistas visuais, artesãos, Centros de Tradições Gaúchas (CTG), produtores e instituições culturais. Esses trabalham na adequação de suas atividades para atender ao perfil do Turismo Criativo, ampliando a oferta da cidade e incorporando à cadeia produtiva do Turismo setores e profissionais que antes não se relacionavam com ela. Oficinas e cursos que ensinam o visitante a assar churrasco, preparar um prato da culinária campeira e a fazer um chimarrão são alguns dos produtos que a capital oferecerá aos seus visitantes.
Ainda novidade na América do Sul, o segmento será motivará a 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo, que ocorrerá na capital gaúcha de 22 a 23 de outubro deste ano. O objetivo é promover o debate e disseminar conhecimento sobre o tema. O evento é aberto a gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, artistas, acadêmicos, profissionais de imprensa e comunidade em geral. Detalhes sobre a conferência podem ser obtidos no site www.turismocriativobrasil.com.br.

Comentários