Prêmio Gerdau Melhores da Terra entrega troféus

Ao todo, foram contemplados seis fabricantes de máquinas e equipamentos, um estudante, um pesquisador e um inventor

A Gerdau entregou nesta quarta-feira, 1º, os troféus para os nove vencedores da 28ª edição do Prêmio Gerdau Melhores da Terra. Do total de vencedores da edição 2010, seis deles são máquinas e equipamentos, dois são trabalhos científicos e o último é um invento. A cerimônia foi realizada na Gerdau Riograndense, em Sapucaia do Sul.
Os vencedores são dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Ceará e Minas Gerais. Esta edição registrou 515 inscritos em suas três categorias: Destaque (33), Novidade (48) e Pesquisa & Desenvolvimento (434). Para avaliar os inscritos na categoria Destaque, a Comissão Julgadora percorreu quase 47 mil quilômetros no Brasil, Argentina e Chile e entrevistou 329 usuários dos equipamentos. Nesse ano, os membros ultrapassaram a barreira dos 700 mil quilômetros percorridos desde 1983, primeiro ano do Prêmio. Desde a primeira edição, já são 2,8 mil inscritos, 212 premiados e 6 mil usuários entrevistados.
O diretor-geral de Operações da Gerdau (COO) e coordenador-geral do Prêmio, Claudio Gerdau Johannpeter destacou que em sua 28º edição, o Prêmio Gerdau Melhores da Terra renova sua vocação em reconhecer o que há de melhor no setor de máquinas e equipamentos agrícolas, como forma de incentivar o uso da tecnologia e o aumento da produtividade do campo. "O momento, de franca expansão das vendas de máquinas e implementos agrícolas, é propício para mais investimentos em soluções que aliem desempenho e inovação a serviço do agronegócio brasileiro", afirmou.
Para o coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio, Luiz Fernando Coelho de Souza, professor da Ufrgs, a expansão do agronegócio brasileiro exige cada vez mais agilidade e competência dos produtores rurais, por meio de soluções que permitam elevar a produtividade com qualidade. "As máquinas de hoje precisam oferecer ao agricultor meios de atender à demanda crescente de maneira eficiente, sem descuidar de itens como conforto e segurança dos operadores", diz ele. "Esses são itens que a Comissão Julgadora avalia nos equipamentos e trabalhos acadêmicos inscritos no Prêmio", explicou.
Os membros da Comissão visitaram pessoalmente diversas propriedades onde as máquinas e equipamentos inscritos são utilizados, para verificar seu desempenho in loco e obter a opinião dos usuários. A partir dessas entrevistas foram elaborados relatórios analíticos sobre todos os inscritos na categoria Destaque, vencedores ou não, com uma avaliação completa sobre cada produto. Os relatórios serão entregues aos fabricantes, constituindo uma consultoria gratuita para as empresas.
Na categoria Novidade, foram duas etapas de avaliação, nas quais foram analisados os equipamentos expostos na Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP) no mês de abril, ou na própria Expointer, antes da abertura da feira.
Leia também em Coletiva.net
Prêmio Gerdau Melhores da Terra divulga vencedores
Imagem

Comentários