Procon autua financeira

Estabelecimento poderá ser multado por dificultando a quitação antecipada de débitos

O Procon Porto Alegre concluiu a aplicação de cinco autos de infração resultantes de denúncias de consumidores contra a BV Financeira localizada na Rua Carlos Gomes. Por estar dificultando a quitação antecipada de empréstimos, o estabelecimento, ao final de um processo administrativo, poderá ser multado pelo órgão municipal em um valor proporcional ao seu faturamento - entre 500,00 a 7milhões de reais. O que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor prevê a aplicação de penalidades ao fornecedor de produtos e serviços.
O número de autos de infração e das possíveis multas geradas é diretamente proporcional ao número de consumidores lesados que fizeram denúncia junto ao Procon municipal. "É crime impedir, dificultar ou negar a liquidação antecipada de débito, acompanhada do seu respectivo desconto e redução do valor a ser pago", ressalta o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Junior.  Conforme Ferri Junior, a BV Financeira dificultava o pagamento antecipado das dívidas dos clientes postando a fatura em cidades de outros estados no dia anterior ao vencimento da quitação. "Os boletos de pagamento chegavam aos domicílios dos consumidores com prazos de vencimento já expirados".
Vinculado à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), o Procon Porto Alegre atende nos dias úteis, das 9h às 16h, na Rua dos Andradas, 686. Denúncias e reclamações também podem ser feitas pelo e-mail [email protected], site ou telefone (51) 2389-1774.

Comentários