Projeto Ampliação do Museu de Porto Alegre será apresentado hoje

Espaço oferecerá áreas para exposições, escritórios, laboratórios de arqueologia, conservação e fotografia e cafeteria

O projeto Ampliação do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo será apresentado às 15h desta terça-feira, 18 de maio, Dia Internacional de Museus. No evento reservado a autoridades e imprensa, também serão expostos a nova identidade visual do museu e sua futura linha de souvenirs. O encontro se realizará na sede do museu (Av. João Alfredo, 582) e contará com a presença do prefeito José Fortunati, dos secretários Sergius Gonzaga (Cultura), Luiz Fernando Moraes (Turismo) e Newton Baggio (Gestão).
O projeto de Ampliação do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo é de autoria dos arquitetos Dalton Bernardes e Julio Ramos Collares. A iniciativa é uma contribuição da Secretaria da Cultura para o conjunto de projetos que qualificarão a capital para Copa do Mundo 2014. Ele será composto por uma única edificação térrea, de linhas contemporâneas, a ser construída nos fundos do pátio do atual museu. Sua área construída será de 1.140m², com custo estimado em R$ 3,75 milhões. Os recursos serão provenientes de captação via leis de incentivo à cultura.
O novo espaço oferecerá áreas para exposições, escritórios administrativos, laboratórios de arqueologia, conservação e fotografia, reserva técnica do acervo museológico e cafeteria. No pátio, serão instalados palco ao ar livre, recanto para recreação infantil e exposto um antigo bonde da Carris. A nova identidade visual foi concebida pelo designer gráfico Leandro Meneghetti e reinterpreta o antigo logotipo do museu. Esse novo logotipo será aplicado na Linha Museu de souvenirs (camisetas, agendas, canecas, canetas, calendários, etc). Uma segunda linha de souvenirs terá como base uma série de 20 bicos de pena de autoria do professor e designer Joaquim da Fonseca. Seus desenhos estarão presentes também em placas de sinalização turística do Centro Histórico de Porto Alegre.

Comentários