Projeto de Estrela vence Prêmio Instituto Claro

"Ecoliderança – Construindo uma Visão de Futuro Sustentável" foi contemplado na categoria Inovar na Comunidade

O projeto ' Ecoliderança - Construindo uma Visão de Futuro Sustentável', do município de Estrela (RS), foi um dos quatro ganhadores da segunda edição do Prêmio Instituto Claro, na categoria 'Inovar na Comunidade'. Escolhida entre mais de 1.380 inscritos, a iniciativa recebeu o prêmio no valor de R$ 30.710,00. O projeto foi idealizado pelo diretor do Instituto PalavrAções, Irineu Lasch, e busca a construção de uma visão sustentável do mundo por meio de atividades teóricas e práticas com o apoio das tecnologias de informação e comunicação.
De acordo com o diretor, Ecoliderança é um projeto que conversa com diferentes atores da sociedade civil, como escolas, associações de moradores, parlamentos estudantis, igrejas e famílias. "O nosso objetivo é que as reflexões sobre sustentabilidade que promovemos tenham impacto social", afirma Lasch. Além disso, a iniciativa visa a estimular a cidadania ativa, responsável e cooperativa; o protagonismo juvenil; ser um grupo multiplicador de conceitos; despertar o empreendedorismo e a criação; além de ser uma ação cultural e voltada à sustentabilidade.
O Prêmio Instituto Claro tem como objetivo destacar iniciativas que motivem e reconheçam empreendedores com projetos inovadores que transformam a educação e promovem o desenvolvimento comunitário. O projeto Ecoliderança, foi criado em 2007, e atendeu a diversos grupos de adolescentes - a maioria com idade entre 11 e 12 anos - com a proposta de despertar nos participantes a conscientização da importância de saber lidar com o meio ambiente de forma ética, humana e responsável e de qualificar líderes para replicarem a formação que recebem nesse sentido. A verba obtida com o Prêmio do Instituto Claro auxiliará a realização da sexta edição do projeto, que deverá ser iniciada ainda em maio.
Imagem

Comentários