Representantes de empresas participaram de evento na Fiergs

Seminário apresentou detalhes do programa Ajustar RS

Representantes de 60 empresas gaúchas puderam conhecer detalhes do programa Ajustar RS, criado pelo governo do Estado para refinanciar os débitos referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), na tarde de quarta-feira, 11, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). O 'Seminário Programa Ajustar RS' foi promovido pelo Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros da entidade, em parceria com a Secretaria Estadual da Fazenda e contou com a participação do secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert e do presidente da Fiergs, Paulo Tigre.
O presidente da Fiergs, Paulo Tigre, ressaltou os interesses mútuos dos setores públicos e privados em época de perspectivas animadoras da economia. "Com certeza, alguns ajustes poderiam ser efetuados, são melhoramentos tanto para a situação das empresas quanto a do Governo Estadual. E a interlocução é facilitada porque todos temos como ponto de convergência o desenvolvimento do Rio Grande do Sul", ressaltou.
O Ajustar iniciou em 1º de julho para reduzir o passivo que hoje é de quase R$ 30 bilhões com o tributo. A meta é arrecadar até R$ 1,2 bilhão. O programa prevê que dívidas de ICMS vencidas até dezembro de 2009 possam ser pagas com 60% de desconto nos valores relativos a juros e correção monetária. O prazo para pagamento será de 120 meses, com correção pela Selic. "Há grande interesse em novas adesões. Portanto, o que estiver a nosso alcance para que mais empresas participem, vamos estudar, sempre respeitando a situação do contribuinte, mas avaliando a situação atual do Estado", disse  o secretário estadual da Fazenda, Ricardo Englert.
Leia também em Coletiva.net
Fiergs promove 'Seminário Programa Ajustar RS'

Comentários